+351 21 603 11 32geral@emma-actividades-musicais.pt// A MELHOR ESCOLA DE MÚSICA MODERNA

Curso RSL (Level 4) CertHE

Rockschool Level 4 Diploma

 

Diplomas de Ensino Superior com validação por Universidade Britânica.

Diploma de Performance RSL Nível 4 e 6

Decorrente da parceria entre a EMMA a RSL (Rock School Ltd) o aluno pode ter as suas competências avaliadas e preparar-se para exame de Competências de Ensino Superior Nível 4 e Nível 6 posteriormente.

O quadro nacional de qualificações, QNQ, tem por base o chamado “Tratado de Bolonha” que em resumo se trata do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) é um quadro de correspondência para as qualificações em toda a Europa.

http://europa.eu/rapid/press-release_IP-07-1760_pt.htm?locale=en

1) Promove a mobilidade entre países
2) Qualifica e enquadra a aprendizagem ao longo da vida.
Foram criados 8 níveis em que o nível 1 é o mais baixo e o nível 8 é o mais elevado correspondendo ao grau de Doutoramento.

http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Home/QNQ

Resumindo:
Até ao 12º Ano =Nível 1 a Nível 3
Curso Superior “Licenciatura” ANO 1 = Nível 4
Curso Superior “Licenciatura” ANO 2 = Nível 5
Curso Superior “Licenciatura” ANO 3 =Nível 6
Curso de Mestrado/Master= Nível 7
Curso de Doutoramento= Nível 8

O vocábulo “Licenciatura” em Portugal tem raiz no antigo grau de “Licenciatura” que tinham 4 ou 5 anos de duração mas hoje em dia as Licenciaturas de 3 anos são equivalentes ao grau de Baccalaureate. Baccalaureatus cum honore é equivalente a uma Licenciatura com Pós Graduação em Portugal. O equivalente a “Bachelors Degree” e “Bachelors Degree with honours” no Reino Unido, enquadradas no QEQ como tal.

https://en.wikipedia.org/wiki/Bachelor’s_degree#Portugal

Assim, os alunos de música moderna na EMMA podem fazer o seu percurso e propor-se a exame de “grau” com a Rock School Ltd que tem competência de validação de qualificações no Reino Unido, sendo que por incidência do tratado de Bolonha essas Qualificações são válidas e reconhecidas em todos os países da EU que ratificaram o tratado.

Um curso superior de 3 anos “Licenciatura” confere ao aluno 180 créditos académicos ECTS (Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos do EQF – European Qualification Framework), 60 ECTS por cada ano. Na Inglaterra o mesmo curso “Bachelor Degree” confere 360 créditos académicos do QCF em UK, equivalentes a 180 ECTS em Portugal, EQF.

Outra vertente interessante é a criação de 2 níveis intermédios de Qualificações pré-licenciatura: O Diploma de Ensino Superior (Nível 4) e o Certificado de Ensino Superior (Nível 5).

O que é que a RSL (Rock School Ltd) possibilita?

As “Grades” da Rock School são 8. Os alunos que passem o exame de “Grade 8”, que se pode dizer que seria equiparado a uma finalização de uma etapa de ensino secundário, podem preparar-se e desenvolver as competências para se candidatarem a exame de Nível 4 ou seja verem reconhecidas Qualificações de Ensino Superior e obter assim um Diploma de Ensino Superior em Performance validado por uma Universidade Britânica.

1) Grades 1 a 8 (EQF Nível 1 a 3) paralelo ao 12º ano
2) Level 4 Diploma (EQF Nível 4) paralelo ao 1º ano Ensino Superior
3) Level 6 Certificate  (EQF Nível 6) paralelo ao 3º ano do Ensino Superior

Programa de Curso:

https://www.rslawards.com/file/download/Performance-Arts-Performance-Diploma-Syllabus.pdf

https://www.rslawards.com/music/diplomas/performance-diploma

Diploma de Performance Nível 4 e 6

Eleva o teu nível de performance acima da concorrência.

Um Diploma de Performance confere aos alunos as ferramentas necessárias a tornar-se num músico profissional. Construindo um programa de repertório escolhido individualmente adaptando a técnica a esse estilo e demonstrando conhecimento, capacidades e técnicas.
• Feito à medida – As obras são escolhidas pelo próprio aluno de uma lista de repertório aconselhado e mediante aconselhamento de docente
• Focado em Performance – A avaliação é feita apenas por um exame RSL. Dentro de cada disciplina existirão tarefas semanais e trimestrais.
• Apetências profissionais determinantes – Foco em marketing musical, aspectos legais, contractos, segurança no trabalho e saúde, conhecimento da indústria e dos processos.
• Experiência de ensino superior – Eleva o aluno acima da concorrência podendo solicitar equivalências para outros cursos superiores em Universidades nacionais.
• Possibilidade de “Ensino à Distância”.

Para que os alunos possam obter um resultado positivo no exame de Nível 4 que é bastante exigente é necessário um nível de estudo bastante elevado, especifico e orientado de difícil obtenção para alunos que não tenham orientação e horas de contacto. Os alunos que passem este exame obterão 90 créditos QCF Britânicos (equivalente a 45 créditos ECTS).

Title:  Performing Arts Presentation & Performance
Level:  4
Credit Value:  90
GLH  60

Capacidade adquiridas:

1. Mostrar uma capacidade aprofundada dos elementos essenciais ao estudo prático de uma forma estruturada e criativa
2. Demonstra capacidade de interpretação ao vivo e demonstra ter um entendimento informado dos conteúdos e do seu contexto
3. Demonstrar uma análise crítica dos elementos necessários à Performance
Critérios de Avaliação:
1.1 Identifica os princípios básicos da disciplina e como podem ser usados para criar um regime de prática.
1.2 Mostra formas diferentes e variadas de abordar desafios diferentes mediante a situação
2.1 Comunica correctamente e com objectividade
2.2 Tem capacidade de actuar/demonstrar em ambientes de pressão moderados e demonstra capacidade de obtenção de respostas apropriadas que contribuem para o sucesso performativo.
3.1 Demonstra um conhecimento sólido dos conceitos e ferramentas essenciais em artes performativas e sabe aplicar esse conhecimento às suas próprias capacidades e conhecimento.
3.2 Sabe identificar as suas capacidades, forças e fraquezas e sabe definir estratégias para desenvolver áreas deficitárias.

O que possibilita a EMMA?

Na EMMA as disciplinas necessárias para se poder passar o Exame de Nível 4 são ministradas por especialistas com qualificações académicas em música e nas áreas especificas das disciplinas em geral, sobre a orientação pedagógica de um docente que estudou no Reino Unido e tem o conhecimento e as qualificações académicas em música moderna ideais para a supervisão deste curso, possuindo o grau de “Bachelor with Honours in Creative Music Performance” e “Master in Music Performance” tendo estudado com grandes nomes da música internacionais do Reino Unido e Estados Unidos.

Na EMMA os alunos para passarem o exame vão ter de ter as seguintes disciplinas:

1. Desenvolvimento Técnico: Escalas, Acordes, Arpejos, Técnicas (2 semestres)
2. Improvisação: Técnicas, vocabulário, estilo, tom e equipamentos. (2 semestres)
3. Estudos de Artistas: Escolha de Repertório, Analise de Artistas, das suas técnicas, equipamentos e enquadramento social e artístico da sua obra. (2 semestres)
4. Métodos Práticos: Regime de prática, Indicadores de Performance, Diário de prática, Casos de Benchmarking, Análises comportamentais, Gestão de tempo. (2 semestres)
5. A Industria: Aspectos legais, Direitos conexos, empreendedorismo e economia. Gestão de Projectos. Processos e produtos. (1 semestre)
6. Marketing Musical: A web, as redes sociais, estudos de teorias de marketing clássico, Marketing de Guerrilha, Os média, PK e EPKs, noções de vendas. (1 semestre)

Requisitos para fazer o exame da RSL: Diploma de 12 ano, Qualificação RSL grade 8, Nível de Inglês IELTS 6.5 ou equivalente.

Atenção: A EMMA apenas é responsável por ministrar o curso de preparação para o exame RSL nível 4. A responsabilidade do exame é da RSL e do aluno. A frequência do curso não significa “frequentar um curso superior” numa Universidade ou equivalente. A frequência do curso não confere créditos académicos por si só. A acreditação dos créditos académicos é da inteira responsabilidade da RSL.

MARQUE UMA VISITA

A melhor forma de tomar a decisão de se inscrever é visitar-nos! Assim ficará a conhecer as nossas instalações, preços, equipamentos e Docentes. Para isso utilize o formulário abaixo, ao qual responderemos o mais rápido que consigamos.